terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vantagens

estudo anatômico de Michelangelo



Sistema que reequilibra o organismo, relaxa músculos e elimina estresses, a Cinesiologia Especializada abrange uma ampla gama de aplicações.

• Elimina cansaço, fadiga crônica e Síndrome de Burnout.
• Reduz e pode chegar a eliminar estresses físicos, bloqueios, tensões e dores musculares.
• Auxilia na recuperação de lesões.
• Favorece a correção e a reeducação postural.
• Elimina estresses e tensões emocionais.
• Reequilibra o organismo.
• Recupera a disposição física e o bem estar geral, a concentração e o desempenho mental.
• Reduz e pode chegar a eliminar ansiedade, depressão, insônia e dor de cabeça tensional, timidez, pânico, fobias, medos(medo de errar, de escuro, de andar de avião, de dirigir, de dentista, de falar em público, de elevador, de chuva, entre outros) e traumas emocionais (assalto,acidente,abusos).
• Auxilia na eliminação de vícios - um suporte para libertação de vícios e hábitos considerados inadequados como roer unhas, por exemplo.
• Excelente complemento nos tratamentos de câncer, alergias e doenças reumáticas.
• Excelente coadjuvante na ortopedia e na fisioterapia, na correção de problemas posturais e musculares em geral. 

PARA QUEM 

• Todas as pessoas, de qualquer idade, com diferentes graus de saúde, podem usufruir e beneficiar-se da Cinesiologia Especializada.
• A terapia assiste a todos que desejam promover seu equilíbrio físico e mental, melhorar seu desempenho, eliminar dores, melhorar sua postura e recuperar-se mais rapidamente de lesões ou disfunções, inclusive de ordem emocional.


CINESIOLOGIA APLICADA


Cinesiologia Aplicada

estudo anatômico de Michelangelo



Científicamente definida como Ciência da Ativação Muscular, a Cinesiologia Aplicada é uma terapia de toque que trabalha a superfície dos músculos na recuperação de disfunções físico-químico-emocionais, cujos resultados levam ao equilíbrio e ao bem estar. 

OBJETIVO 

Seu objetivo é o reequilíbrio orgânico, postural e mental, a otimização das funções dos sistemas estrutural (músculos, movimentos e postura corporal), mental (processos intelectuais, emocionais, cognitivos) e bioquímico (nutrição, produção, transformação e assimilação de substâncias intra e extra corporais).  

INSTRUMENTO  

Método de identificação, avaliação e tratamento de estresses, dores musculares e desequilíbrios físicos, a Cinesiologia Aplicada (Applied Kinesiology) utiliza o teste de tônus muscular como seu principal instrumento de acesso às informações no cérebro.

Sendo o Sistema Nervoso influenciado pela nutrição, pelos movimentos e estímulos provenientes dos ossos do crânio, da pele e dos músculos, podemos dizer que, juntos, Cinesiologia Aplicada e teste manual de tônus muscular representam o “Sistema Nervoso em Ação”(Dr. Stanley Keleman). 

O QUE NÃO É 

Não é Quiropatia. Os toques e movimentos são suaves e precisos, com mínimas e suaves manipulações no sistema músculo-esquelético.
 • Não é Massagem. Realizados na superfície da pele e sem pressão, os toques manuais são terapêuticos e reequilibram o organismo.
Não é Acupuntura. Os toques são realizados com as pontas dos dedos, em pontos que favorecem o reequilibrio orgânico: pontos reflexos neurolinfáticos e neurovasculares, pontos de meridianos de acupuntura, origem e inserção de músculos, tendões de Golgi, entre outros.
Não é Psicoterapia. O estresse emocional é identificado e eliminado sem necessidade de verbalização.
Não é Religião ou Misticismo. É uma Ciência. 


QUEM PRATICA 

Praticada por leigos e profissionais da área da saúde, médicos, psiquiatras, psicólogos,  enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e  biomédicos, a Cinesiologia Aplicada forma um sistema que reúne um conjunto de técnicas médicas, procedimentos, conhecimentos e práticas interculturais advindos da bioquímica, biomecânica, anatomia, fisiologia, naturopatia, reflexos espinhais e víscero cutâneos, nutrição, acupuntura e medicina chinesa, cujo objetivo é o reequilíbrio orgânico, mental e postural.

No Brasil, desde 1998 a Cinesiologia Aplicada é cadeira do 7º período do curso universitário de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). 

Além da UNISUL, mais duas universidades oferecem o bacharelado em Naturologia: a Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo (ANHEMBI) e a Universidade Potiguar de Natal (UNP). De acordo com a Assossiação Paulista de Naturologia (APANAT), o Brasil conta hoje com cerca de 1.300 Naturólogos formados. 







Origem

estudo anatômico de Miguelangelo
   

Palavra de origem grega (kínesis = movimento + logos = tratado, estudo), Cinesiologia é a ciência que estuda e analisa os movimentos do corpo humano a fim de compreender e equilibrar as forças que atuam sobre nosso corpo, de modo a melhorar nosso desempenho físico e prevenir lesões.

Cadeira de cursos universitários é ainda fonte de estudos acadêmicos entre médicos, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos e deu origem a várias especializações, entre elas a Applied Kinesiology (Cinesiologia Aplicada). 


APPLIED KINESIOLOGY/ CINESIOLOGIA APLICADA
A Applied Kinesiology é uma ciência cujo sistema permite obter informações sobre problemas funcionais ou lesionais, de vísceras ou de órgãos, relacionados aos estados emocionais e às respostas individuais a um tratamento ou a um agente causal de doença.

Ela deu origem várias especialidades, dentre elas a Fisiologia Aplicada de Utt; a Cinesiologia Biológico-Médica de Dobler; a Cinesiologia Neural e Psicocinesiologia de Klinghardt; o HEBS-Ciência do Equilíbrio Humano-Ecológico de Rochlitz e a Cinesiologia Especializada de Jonh Thie.

BASES 
A história da Cinesiologia Aplicada se inicia com Hipócrates (460-377a.C.), médico grego e pai da medicina que já no Séc.V a.C. utilizava o teste muscular para diagnosticar ferimentos neurológicos em soldados. 

Suas bases, estabelecidas no Séc.XX, iniciam-se em 1930 com os médicos Frank Chapmann e Terence Bennett.

Chapmann descobriu que existem nódulos em nosso sistema linfático, denominados na área médica de “Pontos de Chapmann” e na Cinesiologia Aplicada(CA) de “Pontos Neurolinfáticos”.

Bennett descobriu que no nosso sistema vascular existe um conjunto de nódulos denominados na área médica de “Pontos de Bennett” e na CA de “Pontos Neurovasculares”.

Em 1940, Kendal & Kendal e Wandworth desenvolveram o chamado “Teste Muscular”, cuja ênfase é a tonicidade ou estado básico de contração dos músculos sob diferentes condições físicas e emocionais.

Em 1964, o médico quiropata americano, Dr. George Joseph Goodheart, Jr (1918-2008) descobre que, quando estimulados, os pontos reflexos de Chapman e de Bennett ativam o funcionamento do tônus muscular: um através de leve pressão e o outro por toque suave.

Essa descoberta inédita faz o Dr. Goodheart aprofundar em suas pesquisas e aliar princípios da biomecânica (músculos e movimentos), a conhecimentos e práticas das ciências da fisiologia e da bioquímica (Chapman e Bennett), da quiropatia (vértebras, membros), anatomia e nutrição, da física e da química, da Medicina Chinesa, da acupuntura e do teste de tônus muscular. 


DESCOBERTAS 

Pesquisador perspicaz, o Dr. Goodheart descobre como identificar processos neurofisiológicos envolvidos em disfunções e como utilizar os pontos reflexos neurolinfáticos e neurovasculares na recuperação de disfunções físico-químico-emocionais. 

E mais, descobre que os músculos reagem a pensamentos e sentimentos e estão conectados a diferentes órgãos, glândulas endócrinas, meridianos de acupuntura e outras partes do sistema elétrico do corpo. A partir daí, suas idéias pavimentaram caminhos em direção a uma nova abordagem para a saúde que conduziu às técnicas da Applied Kinesiology, cientificamente documentada e pesquisada. 


INSTITUTO 

Em 1975 é fundado o International College of Applied Kinesiology (ICAK), na Califórnia - EUA, por um grupo de elite em torno de George Goodheart. O ICAK contribui atualmente em larga escala para a manutenção e o desenvolvimento dos padrões da Applied Kinesiology em teoria e pesquisa.


VEJA: PESQUISAS LILACS



Cinesiologia Especializada

estudo anatômico de Michelangelo


TOUCH FOR HEALTH

Na década de 70, o médico quiropata Dr. Jonh Thie, membro da equipe de pesquisas do Dr. Goodheart, compõe um programa de técnicas desenvolvidas pela Applied Kinesiology - a qual denominou Touch for Healt (Toque para a Saúde), com a finalidade de oferecer aos profissionais não médicos algumas das técnicas que o grupo vinha desenvolvendo.

O Touch for Healt é um sistema de reequilíbrio de postura, atitude e energia de vida, cujo objetivo é reequilibrar o organismo, aliviar estresses físicos, mentais e emocionais, tensões e dores musculares para que se possa alcançar saúde e bem estar, qualidade de vida e eficácia no desempenho.

Por compor-se de procedimentos naturais não invasivos, não há nenhum impedimento legal para que o Touch for Healt seja aplicado por pessoas sem formação médica, e assim, é criada a Touch for Health Foundation, com sede em Pasadena-Califórnia/EUA.

Em 1973, a publicação do Manual de Aplicação do Touch for Healt lançou um movimento mundial e visionário de abordagem integral da saúde.

De 1971 até hoje, mais de 2,5 milhões de pessoas cursaram esse programa e dele surgiram várias outras especialidades como o Professional Kinesiology Practitioners (PKP) do Dr. Bruce Dewe, o Three in One Concepts de Gordon Stokes e Daniel Whiteside, o Educational Kinesiology (Edu-K) de Paul E. Dennison,PhD e Gail E. Dennison, entre outros nas áreas de neurologia, educação, fisioterapia, psicologia e psiquiatria.

Assim, de uma técnica médica profundamente envolvida com a neurofisiologia, a quiropatia e a osteopatia, ao longo de quarenta anos foi desenvolvida uma terapia eficaz, natural e não invasiva, cuja finalidade é recompor o equilíbrio do sistema químico-estrutural-emocional através, principalmente, dos pontos reflexos neurolinfáticos e neurovasculares, além de outros procedimentos que, com o tempo, foram sendo desenvolvidos.   


NOME E INSTITUTOS 

Por muitos anos o nome Touch for Health foi utilizado por profissionais não médicos, enquanto Applied Kinesiology era utilizado por profissionais médicos.

Com o crescimento de muitos institutos pelo mundo, em 1998, no encontro mundial em Orlando/USA,definiu-se a utilização do nome Specialized Kinesiology /Cinesiologia Especializada e à partir daí, os institutos passaram a utilizar a palavra “KINESIOLOGY” em suas técnicas, a exemplo do que já vinham fazendo os institutos de Biokinesiology, Educational Kinesiology, Health Kinesiology .

Essas técnicas são hoje ensinadas por instrutores registrados pelo International College of Applied Kinesiology (ICAK) e aplicadas em mais de 50 países, entre eles Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Bélgica, Suíça, Itália, Canadá, Austrália e Malásia. 

No Brasil, existe hoje um instituto de Kinesiology reconhecido pelo I-ASK International Association of Specialized Kinesiologists: o Instituto de Balanceamento Muscular® (IBBM) com sede no Rio de Janeiro.




Filosofia


estudo anatômico de Michelangelo


Terapia Integrativa,  a Cinesiologia Especializada considera os aspectos físico, químico e emocional dos indivíduos, a relação e o estado de equilíbrio entre eles. Não vê a pessoa como um conjunto de partes e sim, como uma unidade.

Sabendo que o conhecimento sobre o próprio corpo, os estados de humor, a cultura, o ambiente, enfim, que tudo tem influência sobre a saúde, o cinesiólogo leva em conta as necessidades únicas de cada indivíduo e todas as faces do problema são consideradas, bem como os seus efeitos (sociais) nas relações pessoais, na família, no trabalho e no bem estar emocional.

Para a Cinesiologia Especializada, qualificar a vida, trazer qualidade de vida, é muito diferente de combater sintomas. Por isso, o cinesiólogo não foca a doença ou a dificuldade e sim a saúde. Ele atua dentro do conceito de saúde definido pela OMS: "Saúde não é apenas a ausência de doença. Saúde é o completo estado de bem-estar físico, emocional e social do indivíduo". 

COMPREENDENDO A CINESIOLOGIA 

A Cinesiologia Especializada compreende que cada função do organismo depende da circulação sanguínea, da circulação linfática, do sistema nervoso, da circulação do fluido cérebroespinhal e da circulação de energia no sistema de meridianos.

Para melhor compreendê-la duas condições se impõem: 

1- Saber o que são os Músculos e como eles funcionam - o instrumento de trabalho do cinesiólogo é o teste de tônus muscular. 

2- Saber o que é Energia - os músculos dela dependem para funcionar e todo o trabalho do cinesiólogo está voltado para a eliminação de bloqueios ao livre fluir da energia corporal.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Os Músculos

estudo anatômico de Michelangelo




Os músculos são órgãos responsáveis pelos nossos movimentos. Eles possuem a capacidade de se contrair e relaxar e, em conseqüência, transmitir movimentos aos ossos sobre os quais se inserem. São constituídos por tecido muscular e todos têm um ponto de origem(geralmente espalhada ao longo de outro músculo) e um ponto de inserção(ligado a um osso). 


COMO FUNCIONAM 
Os músculos funcionam aproximando sua origem de sua inserção pela contração muscular, sua grande característica.

Nosso Sistema Muscular é capaz de efetuar uma imensa variedade de movimentos, sendo todas essas contrações musculares controladas pelo cérebro. 

COMO ACONTECE A CONTRAÇÃO 
• A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do Sistema Nervoso Central, que é conduzido até o músculo através de um nervo. (ENERGIA ELÉTRICA)
• Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) e saída de potássio nas células. (ENERGIA QUÍMICA)
• Essas duas energias são mantidas em nosso organismo pelo ar que respiramos e pelos alimentos que ingerimos. (NUTRIÇÃO)
• Pensamentos e emoções também desencadeiam/geram estados de contração muscular e podem manter músculos em estado permanente de tensão. (ENERGIA EMOCIONAL)
• Nossos músculos são também responsáveis pela manutenção do equilíbrio normal da estrutura do corpo, o que os torna muito importantes na manutenção da postura corporal. Nossa postura depende do tônus de cada músculo. 

TÔNUS MUSCULAR 
Tônus muscular é um estado ligeiro, contínuo e passivo de tensão (contração) muscular que mantém nossa postura e deixa os músculos preparados para entrar em ação. É um estado inconsciente, causado por estimulação nervosa. Quando acordados e em repouso (sem ação), nosso corpo permanece nesse estado de contração muscular parcial.

O movimento é, essencialmente, uma mudança de tônus:contração/relaxamento. 

Estados de tensão emocional podem aumentar o tônus muscular e gerar a sensação física de tensão muscular. Nesta condição, o músculo gasta mais energia que o normal e causa fadiga.
A presença ou não de tônus muscular é uma linguagem binária do corpo que pode nos indicar se há ou não um estresse a ser resolvido.  

Quando um músculo é tensionado ou submetido a um excesso de trabalho, os sistemas linfático e de circulação ficam também sobrecarregados. Essa sobrecarga diminui a resistência do músculo de forma a ocorrerem lesões mínimas. São essas lesões que causam o enrijecimento e a dor muscular. 

CONDIÇÃO PARA O DESEMPENHO DOS MÚSCULOS 
O movimento somente ocorre na presença de Energia. 




A Energia

estudo anatômico de Michelangelo



Energia é uma palavra de origem grega que significa trabalho, movimento. Qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar ou se movimentar possui energia.

Existem muitas formas de energia. Dentre elas a energia elétrica, nuclear, eletromagnética, mecânica...

Os organismos vivos utilizam a energia química - energia armazenada em nossas moléculas.

Nosso sistema nervoso, nossos músculos, nossos pensamentos e nossa energia biológica, utilizam a Energia Química, que pode ser transformada em qualquer forma de Energia (elétrica, mecânica, cinética = energia do movimento) ou Reação (calor).

Quando corremos, por exemplo, os músculos associados aos ossos transformam energia química em energia mecânica.

Na Cinesiologia Aplicada e Especializada, quando falamos de Energia estamos nos referindo à energia eletromagnética, à energia química (que se transforma em energia elétrica e em energia cinética) e à energia básica, vital (que flui pelos canais de meridianos) que constitui a base da Tradicional Medicina Chinesa.

Para que um músculo possa desempenhar sua função de contração e relaxamento, todas as energias de todos os sistemas do corpo, que afetam aquele músculo, devem ser capazes de fluir livremente, ou seja, não deve haver nenhum obstáculo ao livre fluir dessa energia. Se, por qualquer razão, essa energia estiver impedida de fluir, o músculo falha em responder à mensagem para se contrair, ele perde o tônus.

O trabalho do cinesioterapeuta é, através de procedimento específicos, identificar, avaliar e eliminar possíveis bloqueios ao livre fluir da energia que afeta órgãos, músculos e meridianos.



  COMO FUNCIONA



.

Como Funciona

estudo anatômico de Michelangelo


Para a Cinesiologia Especializada, a saúde se baseia sobre três elementos que formam os lados de um triângulo chamado Triângulo da Saúde. 

ELEMENTOS DO TRIÂNGULO DA SAÚDE 
1. Músculos – relacionados com a Estrutura do corpo.
2. Nutrição – relacionada com a Química do corpo.
3. Emoção – relacionada com a Psique (alma, Ego, mente).

• A estrutura corpórea (músculos) está na base do triângulo e é o campo dos cinesiólogos.
• A área química é o domínio dos médicos. Para os cinesiólogos, relaciona-se com a Nutrição, a alimentação.
• A psique é o domínio dos psicólogos e psiquiatras (química, fármacos). Para os cinesiólogos, a relação se estabelece sempre que uma emoção gera tensão muscular. Ao reposicionar o músculo, o cinesiólogo libera não somente a tensão e as emoções relacionadas, mas também, os sintomas por elas gerados.

Cada lado do triângulo influencia o outro e quando há uma quebra na harmonia entre esses lados, seja ela estrutural (anatomia, músculos), bioquímica (nutrição, genética) ou emocional (aspectos psicológicos), nós adoecemos.

Podemos notar esse desequilíbrio no nível físico e químico quando, por exemplo, sentimos cansaço, tensão muscular, dores, infecções, etc. No nível mental, quando apresentamos falta de memória, dispersão, dificuldade na solução de problemas. No nível emocional, quando sentimos ansiedade, depressão, medos, apreensões, etc.

Dentro desse conceito de triângulo ideal, o cinesiólogo não faz diagnóstico e nem pensa em tratar sintomas de nenhum nível. Ele busca reequilibrar os três lados do triângulo e a harmonia entre eles, ou seja, restabelecer o equilíbrio energético do Triângulo da Saúde. 

COMO 
Através do Teste de tônus muscular e da Ativação de determinados pontos reflexos do corpo.

O Teste Muscular

estudo anatômico de Michelangelo



Na Cinesiologia Especializada o teste muscular é um teste que permite detectar desequilíbrios, tensões e bloqueios energéticos no corpo, através da mudança do tônus muscular. 

Não é um teste que mede a força física de um músculo, e sim, um teste que verifica como o sistema nervoso reage diante de um determinado estímulo, sendo, portanto, um teste qualitativo.

A descoberta de impedimentos ou desequilíbrios energéticos, seja em um órgão ou em um meridiano, se dá através do tônus muscular, quando testado. Através dele somos capazes de analisar imediatamente se um alimento, uma substância química, um procedimento, um medicamento, etc. é nocivo ou não para a pessoa naquele momento. Ou, saber qual é o seu estado emocional e traçar suas causas.

Por meio do teste de tônus de um músculo é possível, por exemplo, testar intolerâncias, estresses físicos e emocionais, tensão nervosa, bloqueios na linfa, restrição na amplitude de movimento de músculos, funções reduzidas na relação interna entre órgãos e glândulas, bloqueio nos meridianos de acupuntura, estresse mental e emocional, deficiências nutricionais, desidratação, etc. Ou seja, com a ajuda do teste muscular podemos localizar desequilíbrios no corpo e encontrar a melhor maneira de corrigi-los. 



  SESSÕES
.
.

.

As Sessões

estudo anatômico de Michelangelo



• O cinesioterapeuta conversa com o paciente para conhecer sua história e os motivos que trouxeram esse paciente até ele.
• Em seguida, explica como a Cinesiologia funciona e demonstra o teste muscular.
• As sessões podem ser realizadas nas posições deitado, em pé ou sentado. Para maior conforto e relaxamento, é ideal que sejam realizadas com o paciente deitado sobre uma maca, com roupa leve e confortável.
• O paciente estabelece o objetivo que deseja alcançar. Toda sessão deve ter obrigatóriamente uma finalidade.
• Em seguida, o terapeuta inicia o teste muscular para avaliação física e identificação do estresse relacionado ao objetivo e faz as correções necessárias.
• As correções podem ser realizadas em pontos neurolinfáticos ou neurovasculares, pontos de meridianos, tendões de Golgi, origem e inserção de músculos, entre outros.
• Encerrada a correção, o terapeuta retesta os músculos. Os resultados são imediatamente sentidos e concretamente percebidos pelo paciente.
• Personalizadas, as sessões variam de pessoa para pessoa e de objetivo para objetivo. Cabe ao cinesioterapeuta escolher a especialidade mais adequada a cada caso. 

TEMPO DE DURAÇÃO DAS SESSÕES 
• As sessões duram em média 45 minutos. Mas isso não é uma regra, há variações nesse tempo. Em geral, a primeira sessão tem um tempo mais longo.
• Uma sessão de tempo mais longo não significa necessariamente maiores benefícios.
• Às vezes, sessões de curto tempo desencadeiam maiores e profundos processos de cura. 

NÚMERO DE SESSÕES 
• Não há um número pré-fixado de sessões. Tudo depende do tipo de queixa, da idade e da capacidade de reação de cada organismo. O processo é individual e personalizado.
• Queixas agudas e lesões recentes alcançam resultados positivos mais rapidamente.
• Queixas crônicas e lesões antigas requerem mais tempo de tratamento, ou seja, mais sessões.
• Pode-se realizar uma sessão por semana.
• À medida em que o corpo e as emoções vão se reequilibando, pode-se ampliar gradativamente o intervalo de dias entre uma sessão e outra. Inicia-se com uma sessão a cada sete dias; após um período passa-se a uma sessão a cada 10 dias e depois, as sessões podem ser quinzenais. Mas, isso também não é uma regra.
• Depois de alcançado o objetivo, é recomendável 01 sessão a cada 30 dias para evitar um novo acúmulo de estresses e promover a saúde. 

EFEITOS
• As sessões melhoram a postura física e mental, aliviam o estresse, provocam relaxamento e bem estar.
• Os efeitos das correções são sempre direcionados aos sistemas estrutural, bioquímico e emocional. Na maioria das vezes sente-se uma melhora logo após a 1ª sessão.


  O PROFISSIONAL
.

.

O Profissional


O profissional da área de Kinesiology é o Cinesioterapeuta ou Cinesiólogo.

O Cinesioterapeuta é um profissional liberal, com atividade legalmente reconhecida e prática permitida em todo o território brasileiro.

Assim como todas as profissões legalizadas no Brasil, sua área de atuação está descrita na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO-Portaria nº 397) elaborada e editada pelo Governo Federal através do Ministério do Trabalho e Emprego, sob o código 3221-25.
 


  ONDE ENCONTRAR 

.