terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cinesiologia Aplicada

estudo anatômico de Michelangelo



Científicamente definida como Ciência da Ativação Muscular, a Cinesiologia Aplicada é uma terapia de toque que trabalha a superfície dos músculos na recuperação de disfunções físico-químico-emocionais, cujos resultados levam ao equilíbrio e ao bem estar. 

OBJETIVO 

Seu objetivo é o reequilíbrio orgânico, postural e mental, a otimização das funções dos sistemas estrutural (músculos, movimentos e postura corporal), mental (processos intelectuais, emocionais, cognitivos) e bioquímico (nutrição, produção, transformação e assimilação de substâncias intra e extra corporais).  

INSTRUMENTO  

Método de identificação, avaliação e tratamento de estresses, dores musculares e desequilíbrios físicos, a Cinesiologia Aplicada (Applied Kinesiology) utiliza o teste de tônus muscular como seu principal instrumento de acesso às informações no cérebro.

Sendo o Sistema Nervoso influenciado pela nutrição, pelos movimentos e estímulos provenientes dos ossos do crânio, da pele e dos músculos, podemos dizer que, juntos, Cinesiologia Aplicada e teste manual de tônus muscular representam o “Sistema Nervoso em Ação”(Dr. Stanley Keleman). 

O QUE NÃO É 

Não é Quiropatia. Os toques e movimentos são suaves e precisos, com mínimas e suaves manipulações no sistema músculo-esquelético.
 • Não é Massagem. Realizados na superfície da pele e sem pressão, os toques manuais são terapêuticos e reequilibram o organismo.
Não é Acupuntura. Os toques são realizados com as pontas dos dedos, em pontos que favorecem o reequilibrio orgânico: pontos reflexos neurolinfáticos e neurovasculares, pontos de meridianos de acupuntura, origem e inserção de músculos, tendões de Golgi, entre outros.
Não é Psicoterapia. O estresse emocional é identificado e eliminado sem necessidade de verbalização.
Não é Religião ou Misticismo. É uma Ciência. 


QUEM PRATICA 

Praticada por leigos e profissionais da área da saúde, médicos, psiquiatras, psicólogos,  enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e  biomédicos, a Cinesiologia Aplicada forma um sistema que reúne um conjunto de técnicas médicas, procedimentos, conhecimentos e práticas interculturais advindos da bioquímica, biomecânica, anatomia, fisiologia, naturopatia, reflexos espinhais e víscero cutâneos, nutrição, acupuntura e medicina chinesa, cujo objetivo é o reequilíbrio orgânico, mental e postural.

No Brasil, desde 1998 a Cinesiologia Aplicada é cadeira do 7º período do curso universitário de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). 

Além da UNISUL, mais duas universidades oferecem o bacharelado em Naturologia: a Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo (ANHEMBI) e a Universidade Potiguar de Natal (UNP). De acordo com a Assossiação Paulista de Naturologia (APANAT), o Brasil conta hoje com cerca de 1.300 Naturólogos formados. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário