![]() |
estudo anatômico de Michelangelo |
TOUCH FOR HEALTH
Na década de 70, o médico quiropata Dr. Jonh Thie, membro da equipe de pesquisas do Dr. Goodheart, compõe um programa de técnicas desenvolvidas pela Applied Kinesiology - a qual denominou Touch for Healt (Toque para a Saúde), com a finalidade de oferecer aos profissionais não médicos algumas das técnicas que o grupo vinha desenvolvendo.
O Touch for Healt é um sistema de reequilíbrio de postura, atitude e energia de vida, cujo objetivo é reequilibrar o organismo, aliviar estresses físicos, mentais e emocionais, tensões e dores musculares para que se possa alcançar saúde e bem estar, qualidade de vida e eficácia no desempenho.
Por compor-se de procedimentos naturais não invasivos, não há nenhum impedimento legal para que o Touch for Healt seja aplicado por pessoas sem formação médica, e assim, é criada a Touch for Health Foundation, com sede em Pasadena-Califórnia/EUA.
Em 1973, a publicação do Manual de Aplicação do Touch for Healt lançou um movimento mundial e visionário de abordagem integral da saúde.
De 1971 até hoje, mais de 2,5 milhões de pessoas cursaram esse programa e dele surgiram várias outras especialidades como o Professional Kinesiology Practitioners (PKP) do Dr. Bruce Dewe, o Three in One Concepts de Gordon Stokes e Daniel Whiteside, o Educational Kinesiology (Edu-K) de Paul E. Dennison,PhD e Gail E. Dennison, entre outros nas áreas de neurologia, educação, fisioterapia, psicologia e psiquiatria.
Assim, de uma técnica médica profundamente envolvida com a neurofisiologia, a quiropatia e a osteopatia, ao longo de quarenta anos foi desenvolvida uma terapia eficaz, natural e não invasiva, cuja finalidade é recompor o equilíbrio do sistema químico-estrutural-emocional através, principalmente, dos pontos reflexos neurolinfáticos e neurovasculares, além de outros procedimentos que, com o tempo, foram sendo desenvolvidos.
NOME E INSTITUTOS
Por muitos anos o nome Touch for Health foi utilizado por profissionais não médicos, enquanto Applied Kinesiology era utilizado por profissionais médicos.
Com o crescimento de muitos institutos pelo mundo, em 1998, no encontro mundial em Orlando/USA,definiu-se a utilização do nome Specialized Kinesiology /Cinesiologia Especializada e à partir daí, os institutos passaram a utilizar a palavra “KINESIOLOGY” em suas técnicas, a exemplo do que já vinham fazendo os institutos de Biokinesiology, Educational Kinesiology, Health Kinesiology .
Essas técnicas são hoje ensinadas por instrutores registrados pelo International College of Applied Kinesiology (ICAK) e aplicadas em mais de 50 países, entre eles Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Bélgica, Suíça, Itália, Canadá, Austrália e Malásia.
No Brasil, existe hoje um instituto de Kinesiology reconhecido pelo I-ASK International Association of Specialized Kinesiologists: o Instituto de Balanceamento Muscular® (IBBM) com sede no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário