terça-feira, 3 de novembro de 2009

Origem

estudo anatômico de Miguelangelo
   

Palavra de origem grega (kínesis = movimento + logos = tratado, estudo), Cinesiologia é a ciência que estuda e analisa os movimentos do corpo humano a fim de compreender e equilibrar as forças que atuam sobre nosso corpo, de modo a melhorar nosso desempenho físico e prevenir lesões.

Cadeira de cursos universitários é ainda fonte de estudos acadêmicos entre médicos, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos e deu origem a várias especializações, entre elas a Applied Kinesiology (Cinesiologia Aplicada). 


APPLIED KINESIOLOGY/ CINESIOLOGIA APLICADA
A Applied Kinesiology é uma ciência cujo sistema permite obter informações sobre problemas funcionais ou lesionais, de vísceras ou de órgãos, relacionados aos estados emocionais e às respostas individuais a um tratamento ou a um agente causal de doença.

Ela deu origem várias especialidades, dentre elas a Fisiologia Aplicada de Utt; a Cinesiologia Biológico-Médica de Dobler; a Cinesiologia Neural e Psicocinesiologia de Klinghardt; o HEBS-Ciência do Equilíbrio Humano-Ecológico de Rochlitz e a Cinesiologia Especializada de Jonh Thie.

BASES 
A história da Cinesiologia Aplicada se inicia com Hipócrates (460-377a.C.), médico grego e pai da medicina que já no Séc.V a.C. utilizava o teste muscular para diagnosticar ferimentos neurológicos em soldados. 

Suas bases, estabelecidas no Séc.XX, iniciam-se em 1930 com os médicos Frank Chapmann e Terence Bennett.

Chapmann descobriu que existem nódulos em nosso sistema linfático, denominados na área médica de “Pontos de Chapmann” e na Cinesiologia Aplicada(CA) de “Pontos Neurolinfáticos”.

Bennett descobriu que no nosso sistema vascular existe um conjunto de nódulos denominados na área médica de “Pontos de Bennett” e na CA de “Pontos Neurovasculares”.

Em 1940, Kendal & Kendal e Wandworth desenvolveram o chamado “Teste Muscular”, cuja ênfase é a tonicidade ou estado básico de contração dos músculos sob diferentes condições físicas e emocionais.

Em 1964, o médico quiropata americano, Dr. George Joseph Goodheart, Jr (1918-2008) descobre que, quando estimulados, os pontos reflexos de Chapman e de Bennett ativam o funcionamento do tônus muscular: um através de leve pressão e o outro por toque suave.

Essa descoberta inédita faz o Dr. Goodheart aprofundar em suas pesquisas e aliar princípios da biomecânica (músculos e movimentos), a conhecimentos e práticas das ciências da fisiologia e da bioquímica (Chapman e Bennett), da quiropatia (vértebras, membros), anatomia e nutrição, da física e da química, da Medicina Chinesa, da acupuntura e do teste de tônus muscular. 


DESCOBERTAS 

Pesquisador perspicaz, o Dr. Goodheart descobre como identificar processos neurofisiológicos envolvidos em disfunções e como utilizar os pontos reflexos neurolinfáticos e neurovasculares na recuperação de disfunções físico-químico-emocionais. 

E mais, descobre que os músculos reagem a pensamentos e sentimentos e estão conectados a diferentes órgãos, glândulas endócrinas, meridianos de acupuntura e outras partes do sistema elétrico do corpo. A partir daí, suas idéias pavimentaram caminhos em direção a uma nova abordagem para a saúde que conduziu às técnicas da Applied Kinesiology, cientificamente documentada e pesquisada. 


INSTITUTO 

Em 1975 é fundado o International College of Applied Kinesiology (ICAK), na Califórnia - EUA, por um grupo de elite em torno de George Goodheart. O ICAK contribui atualmente em larga escala para a manutenção e o desenvolvimento dos padrões da Applied Kinesiology em teoria e pesquisa.


VEJA: PESQUISAS LILACS



Nenhum comentário:

Postar um comentário