segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Os Músculos

estudo anatômico de Michelangelo




Os músculos são órgãos responsáveis pelos nossos movimentos. Eles possuem a capacidade de se contrair e relaxar e, em conseqüência, transmitir movimentos aos ossos sobre os quais se inserem. São constituídos por tecido muscular e todos têm um ponto de origem(geralmente espalhada ao longo de outro músculo) e um ponto de inserção(ligado a um osso). 


COMO FUNCIONAM 
Os músculos funcionam aproximando sua origem de sua inserção pela contração muscular, sua grande característica.

Nosso Sistema Muscular é capaz de efetuar uma imensa variedade de movimentos, sendo todas essas contrações musculares controladas pelo cérebro. 

COMO ACONTECE A CONTRAÇÃO 
• A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do Sistema Nervoso Central, que é conduzido até o músculo através de um nervo. (ENERGIA ELÉTRICA)
• Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) e saída de potássio nas células. (ENERGIA QUÍMICA)
• Essas duas energias são mantidas em nosso organismo pelo ar que respiramos e pelos alimentos que ingerimos. (NUTRIÇÃO)
• Pensamentos e emoções também desencadeiam/geram estados de contração muscular e podem manter músculos em estado permanente de tensão. (ENERGIA EMOCIONAL)
• Nossos músculos são também responsáveis pela manutenção do equilíbrio normal da estrutura do corpo, o que os torna muito importantes na manutenção da postura corporal. Nossa postura depende do tônus de cada músculo. 

TÔNUS MUSCULAR 
Tônus muscular é um estado ligeiro, contínuo e passivo de tensão (contração) muscular que mantém nossa postura e deixa os músculos preparados para entrar em ação. É um estado inconsciente, causado por estimulação nervosa. Quando acordados e em repouso (sem ação), nosso corpo permanece nesse estado de contração muscular parcial.

O movimento é, essencialmente, uma mudança de tônus:contração/relaxamento. 

Estados de tensão emocional podem aumentar o tônus muscular e gerar a sensação física de tensão muscular. Nesta condição, o músculo gasta mais energia que o normal e causa fadiga.
A presença ou não de tônus muscular é uma linguagem binária do corpo que pode nos indicar se há ou não um estresse a ser resolvido.  

Quando um músculo é tensionado ou submetido a um excesso de trabalho, os sistemas linfático e de circulação ficam também sobrecarregados. Essa sobrecarga diminui a resistência do músculo de forma a ocorrerem lesões mínimas. São essas lesões que causam o enrijecimento e a dor muscular. 

CONDIÇÃO PARA O DESEMPENHO DOS MÚSCULOS 
O movimento somente ocorre na presença de Energia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário