segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Energia

estudo anatômico de Michelangelo



Energia é uma palavra de origem grega que significa trabalho, movimento. Qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar ou se movimentar possui energia.

Existem muitas formas de energia. Dentre elas a energia elétrica, nuclear, eletromagnética, mecânica...

Os organismos vivos utilizam a energia química - energia armazenada em nossas moléculas.

Nosso sistema nervoso, nossos músculos, nossos pensamentos e nossa energia biológica, utilizam a Energia Química, que pode ser transformada em qualquer forma de Energia (elétrica, mecânica, cinética = energia do movimento) ou Reação (calor).

Quando corremos, por exemplo, os músculos associados aos ossos transformam energia química em energia mecânica.

Na Cinesiologia Aplicada e Especializada, quando falamos de Energia estamos nos referindo à energia eletromagnética, à energia química (que se transforma em energia elétrica e em energia cinética) e à energia básica, vital (que flui pelos canais de meridianos) que constitui a base da Tradicional Medicina Chinesa.

Para que um músculo possa desempenhar sua função de contração e relaxamento, todas as energias de todos os sistemas do corpo, que afetam aquele músculo, devem ser capazes de fluir livremente, ou seja, não deve haver nenhum obstáculo ao livre fluir dessa energia. Se, por qualquer razão, essa energia estiver impedida de fluir, o músculo falha em responder à mensagem para se contrair, ele perde o tônus.

O trabalho do cinesioterapeuta é, através de procedimento específicos, identificar, avaliar e eliminar possíveis bloqueios ao livre fluir da energia que afeta órgãos, músculos e meridianos.



  COMO FUNCIONA



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário